Os membros do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e do Governo Provincial do Cuanza Norte reuniram-se esta terça-feira, 19 de Novembro, no Salão Nobre de N’Dalatando, para avaliar o panorama do Sector mineiro, petrolífero e de gás na região. O encontro foi presidido pelo Ministro Diamantino Azevedo, com a presença do Governador João Diogo Gaspar, e abordou estratégias para impulsionar a exploração sustentável dos recursos minerais locais.
O Banco Nacional de Angola (BNA) está empenhado em reforçar a presença de serviços bancários em toda a extensão da província do Cuanza Norte. A garantia foi dada nesta terça-feira, 19, em Ndalatando, pelo administrador executivo do BNA, Miguel Bartolomeu Miguel, durante a conferência de imprensa de balanço da reunião do Comité de Política Monetária, orientada pelo Governador do BNA, Manuel António Tiago Dias, no salão nobre do Governo Provincial.
O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, considerou a Fábrica Siderúrgica para a exploração e fundição de metais, com destaque à exploração de Manganês, localizada no município de Lucala, uma importante aposta para o desenvolvimento do sector da indústria no país.
O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, em companhia do Governador Provincial, João Diogo Gaspar, visitou esta segunda-feira, 18 de Novembro, o terminal de estocagem de combustível da Sonangol, localizado no município de Lucala.
O Cuanza Norte prepara-se para receber mais um marco arquitectónico que valorizará a imagem da cidade de N’Dalatando e criará novos postos de trabalho. Trata-se do edifício do Banco Nacional de Angola (BNA), em fase de reabilitação e modernização, cuja conclusão está prevista para o primeiro trimestre de 2025. Segundo o Governador do BNA, Manuel António Tiago Dias, que está em visita de trabalho de quatro dias à província, se o ritmo dos trabalhos marchar na mesma dinâmica a inauguração da infra-estrutura poderá acontecer no período que se almeja.
Uma delegação do Governo Provincial e da Administração Municipal, liderada pelo Governador João Diogo Gaspar e pelo Administrador Municipal, António Victorino Uática, na qualidade de anfitrião, realizaram uma visita às cinco famílias enlutadas em decorrência do acidente ocorrido no dia 12 de Novembro, no morro do Mbinda. O trágico incidente resultou na perda de quatro jovens estudantes, entre elas, Celina Tchimuco, Augusto Bumba, Marcelino Caiombe e David Aguiar, além do soba António Tandala, da comuna de Dange-ya-menha.
O Instituto Superior Politécnico de Ndalatando (ISPND) formou 407 novos licenciados em diversas áreas, cuja cerimónia de outorga de diplomas foi realizada nesta sexta-feira, 15 de Novembro, na cidade de Ndalatando. O evento foi presidido pela vice-governadora para o Sector Político, Social e Económico, Constantina Pereira Furtado Machado, em representação do governador provincial do Cuanza Norte, João Diogo Gaspar.
A Província do Cuanza-Norte, acabou de ganhar uma Escola Rural de Capacitação e Ofícios, vinculada ao INEFOP, denominada Cidadela Jovem de Sucesso. Um centro localizado na sede municipal do Lucala, com técnicas modernas e equipamentos de última geração, que vai revolucionar o sector da formação profissional e impactar a vida das populações.
Os principais desafios que impactam a vida dos cidadãos da província do Cuanza Norte foram discutidos nesta terça-feira, 13, em uma reunião do governo orientada em Ndalatando pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço. Durante o encontro, o governador provincial, João Diogo Gaspar, apresentou um memorando detalhado com as preocupações e conquistas locais, além dos projectos em andamento e previstos para melhorar a qualidade de vida das populações e impulsionar o desenvolvimento da província.
O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, inaugurou nesta terça-feira, 12 de Novembro, o novo Hospital Geral do Cuanza Norte, Mário Pinto de Andrade, localizado no Município de Cazengo, cidade de Ndalatando, bairro da Kirima. Trata-se da primeira unidade hospitalar de nível terciário na província, uma infra-estrutura que vai garantir a assistência médica em áreas de elevada complicação, evitando a transferência de doentes para outros pontos do país.
Inscreva-se para actualizações do cuanzanorte
Siga o cuanzanorte nas redes sociais
Você pode realizar manifestações nos seguintes canais
Solicite
Denuncie
Sugira
Elogie