Sob lema: "Animal Vacinado, Humano Protegido," foi aberta nesta segunda-feira, 28 de Outubro, a campanha de vacinação contra a raiva. O acto de abertura foi orientado pela vice-governadora para o Sector Político, Social e Económico, Constantina Pereira Machado Furtado, em representação do Governador Provincial, João Diogo Gaspar.
Na ocasião, referiu que a raiva é uma doença viral infecciosa aguda transmissível pelo vírus do género lyssavírus muito grave e afecta os mamíferos, particularmente o homem, sublinhando que esta acção reforça o compromisso o Executivo angolano sob a sábia liderança do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, que que vem orientando a contínua promoção da saúde humana e animal.
A dirigente garantiu que, com a presente campanha de vacinação, estima-se imunizar cerca de 11.800 animais em todos os municípios que compõem a província, alcançando uma cobertura vacinal próxima de 90%. Apelou à participação massiva da população para que os resultados previstos sejam alcançados, promovendo melhorias na saúde humana e animal.
"Todos os proprietários de animais de estimação devem levá-los ao posto de vacinação mais próximo, dentre os instalados em toda a província, para que possam ser imunizados", reforçou.
Humberto Mesquita, por sua vez, avançou que o objectivo central é imunizar o máximo de animais possível, uma vez que têm sido registados vários casos de raiva na província. "Trata-se de uma campanha anual, essencial devido à preocupação com os casos de mordeduras por animais infectados”, destacou.
Segundo Humberto Mesquita, a província apresenta uma média de 18 mordeduras por mês, com maior incidência no município do Cazengo. "A raiva é letal e age rapidamente; infelizmente, não tem cura. A taxa de fatalidade é de cerca de 99,9%, com casos de sobrevivência sendo excepções muito raras. Daí, a nossa grande preocupação com a vacinação massiva de todos os animais", frisou.
Vale destacar que esta campanha será realizada durante um período de um mês em todos os municípios que compõem a província do Cuanza Norte.
Cuanza Norte, Juntos de Mão Dadas!