A conduta de drenagem das águas das chuvas, na baixa que liga os bairros Estação e Carreira de Tiros, cidade de Ndalatando, vai ser reposta dentro de 25 dias, a contar de hoje, 31 de Julho, data do início dos trabalhos para desobstruir o canal e remover o alagamento que regista.
Por esta razão, o governador provincial, João Diogo Gaspar e o vice-governador para os Serviços Técnicos e
Infraestruturas, Michel Luzolo, visitaram o espaço para avaliar em in loco o arranque das obras, que vão solucionar a actual problemática daquela bacia hidrográfica e melhorar o saneamento básico no perímetro.
No local, as águas estão impedidas de fluir pelo canal de evacuação, que ficou obstruído por conta de alguns objectos arrastados pelas chuvas torrenciais registadas estes ano, provocando uma forte inundação que deixou, até ao momento, várias residências alagadas, forçando a retirada dos respectivos moradores.
Ao falar à imprensa, o director do gabinete provincial de Infraestruturas, Emir Francisco Pedro referiu que o serviço a ser feito visa "livrar-se da água que ficou retida em função da obstrução da passagem hidráulica”, tendo ainda garantido que a execução não vai colocar em risco as outras infraestruturas existentes ao redor.
Por sua vez, o director geral do Grupo Pioneiro Leandro, empresa que vai executar os serviços, Eng. Alfredo Matalatala, explicou de forma técnica, que tipo de execuções vão ser feitas.
"A nossa intervenção é fazer uma perfuração horizontal até atingir os 60 metros da bacia para depois fazer uma escavação subterrânea e criar condições para evacuação de água para zonas seguras… assim que a bacia estiver baixa, vamos fazer a escavação para fixarmos o dreno completo”.
Vale referir que, com esta empreitada, cerca de 30 jovens locais beneficiaram de empregos fixos.
Cuanza Norte, Juntos de Mãos Dadas!