O
Cuanza Norte prepara-se para receber mais um marco arquitectónico que valorizará a imagem da cidade de N’Dalatando e criará novos postos de trabalho. Trata-se do edifício do Banco Nacional de Angola (BNA), em fase de reabilitação e modernização, cuja conclusão está prevista para o primeiro trimestre de 2025. Segundo o Governador do BNA, Manuel António Tiago Dias, que está em visita de trabalho de quatro dias à província, se o ritmo dos trabalhos marchar na mesma dinâmica a inauguração da infra-estrutura poderá acontecer no período que se almeja.
A agenda do responsável inclui a orientação da reunião do Comité de Política Monetária do BNA, marcada para os dias 18 e 19 de Novembro, em Ndalatando. Durante a sua estadia, o Governador visitou, neste sábado, várias fazendas agrícolas beneficiárias de crédito ao abrigo do Aviso 10 do BNA, que visa fomentar o financiamento ao sector real da economia, promovendo a produção de bens essenciais e a redução das importações.
Nas visitas às fazendas W.A, de Walter Borges, e JCH Compadres Lda., Hélder Sousa, localizadas no município de Lucala, o Governador do BNA destacou o impacto directo destes projectos na redução dos preços de bens essenciais, sublinhando o compromisso da instituição com o acompanhamento rigoroso dos financiamentos concedidos para a diversificação económica.
Os empreendimentos agrícolas, dedicados à produção de cereais, leguminosas, hortícolas e frutas, receberam elogios pela organização e impacto no crescimento económico local. Manuel Tiago Dias reafirmou o papel do BNA em impulsionar o sector produtivo, reiterando que a estabilidade dos preços e o progresso da economia passam por iniciativas concretas como estas.
Os responsáveis pelas fazendas enalteceram a atenção dada pelo Governador do BNA, que se fez acompanhar pelo vice-governador provincial para o sector Técnico e Infra-estruturas, Michel Luzolo, em representação do Governador João Diogo Gaspar.
Cuanza Norte, Juntos de Mãos!