Distintas temáticas versadas às perspectivas para o desenvolvimento da província do Cuanza Norte animam o segundo dia de sessões de "diálogos e debates" na 6°edição da Expo Cuanza Norte, que encerra neste sábado, 01 de Junho.
A sessão desta sexta-feira, 31 de Maio, foi inaugurada pelo eng. Fernando Mesquita, director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado.
Ao abordar as potencialidades da província do Cuanza Norte, o responsável fez uma incursão aos sectores agropecuário, piscatório, minerológico e turístico, incluindo a quantidade e qualidade dos seus recursos humanos, constituído por uma força de trabalho maioritariamente jovem.
Já o representante da Instituto de Desenvolvimento Industrial e Inovação Tecnológica, Sebastião Tavares, abordou sobre as intenções de investimentos nos polos industriais da província, nomeadamente de Lucala e Cambambe.
Neste sentido, sublinhou que o pólo de Lucala, é uma excelente oportunidade para investimentos a julgar pelas condições naturais que a região reune, bem como no domínio das infraestruturas energéticas, rodoviárias, ferroviárias, entre outras existentes.
Para Nádia Laranjeira, presidente da Associação Provincial dos Empresários do Cuanza Norte, debruçou-se em torno dos aspectos organizacionais e funcionais das empresas, tal como plano de negócio, gestão contabilistica, entre outros detalhes que garantem a sustentabilidade das empresas.
Nisto, referiu ser uma responsabilidade de todos garantir que as potencialidades do Cuanza Norte sejam bem aproveitadas, com projectos sustentáveis e duradouros, para combater o desemprego, estimular a economia e gerar riqueza, prosperidade das famílias, rumo ao progresso e desenvolvimento da província do Cauanza Norte.
Ontem, o Banco Desenvolvimento de Angola (BDA), aproveitou a ocasião para apresentar ao empresários as suas políticas para financiamento de projectos.
Ao tecer palavras de circunstância, a vice-governadora provincial para o sector político,social e económico, Luzia Bartolomeu José encorajou os empresários locais pelo trabalho que têm feito para crescimento económico da província, e aos empreendedores
a encararem com seriedade as actividades que exercem para que possam dar o seu melhor contributo para o fortalecimento do empresariado e dinamização da economia da província.
No fim, o director interino do gabinete provincial da Comunicação Social, Domingos Macuete, apresentou o Portal do Governo da província, denominado cuanzanorte.gov.ao, que disponibiliza toda informações e diplomas oficiais desta instituição, bem como as potencialidades económicas e sociais do Cuanza Norte.
Cuanza Norte, Juntos de Mãos Dadas!