• Governador Faz Visita Ao Hospital Materno Infantil


    O Hospital Provincial Materno Infantil do Cuanza Norte, recebeu nesta quarta-feira, 29 de Maio, uma visita-surpresa do governador provincial João Diogo Gaspar que decidiu ir ao local para perceber o quadro actual do seu funcionamento, sobretudo no domínio do atendimento aos pacientes.

    O titular da província conversou com pacientes, equipas em serviço e o corpo directivo, para compreender melhor a realidade, tendo baixado orientações precisas e oportunas para que aquela unidade sanitária tenha melhores progressos no concernente ao atendimento médico e medicamentoso.

    Na ocasião, a responsável do hospital disse não haver falta de medicamentos e que, nesta altura, o défice de médicos na instituição resulta também do facto de muitos estarem a beneficiar de formação na capital do país, em áreas de espacialidade para melhorar a capacidade e a qualidade de resposta às doenças mais difíceis.

    Paulina Bendinha, aplaudiu a visita do dirigente, pedindo para que volte sempre que poder.

    Na ocasião, a direcção provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género fazia a distribuição de papa confeccionada à base de farinha de milho e leite, no âmbito dos esforços que visam o combate à má nutrição severa, tendo o governador provincial sido convidado a juntar-se ao gesto servindo algumas desta refeição, que entregou pessoalmente aos pacientes.

    Neste particular, o governador enalteceu o acto, e sublinhou a necessidade da sua continuação, exortando, por outro lado, que seja replicada em outras unidades sanitárias da província, para se acudir a tendência de progressão dos índices locais de má nutrição, e se evitar morte de crianças com essa patologia que se pode prevenir, atacando as causas.

    Entretanto, a directora do Gabinete da Acção Social, Victória Braga reforçou haver um programa em curso que visa à distribuição de leite e papa nas comunidades, e avançou que amanhã dar-se-á sequencia à distribuição do referido alimento na casa da juventude para crianças com HIV sida.

    Cuanza Norte, Juntos de Mãos Dadas!