• Ndalatando Acolhe Acto Central Da Abertura Das Jornadas Nacionais Da Criança


    Sob o lema "Unidos pela Protecção da Criança, Faça do seu Município um Exemplo”,deram início neste sábado, 01 de Junho, em Ndalatando, as Jornadas nacionais da Criança, visando promover o combate à fuga à paternidade, à gravidez precoce, às agressões sexuais e outras formas de violência doméstica.

    As actividades que vão decorrer até ao dia 30 deste mês, foram abertas pela ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, num acto testemunhado pelo governador provincial, João Diogo Gaspar, que marcou as celebrações da efeméride de 1 de Junho, Dia Internacional da Criança.

    Na ocasião, o titular da província reafirmou a determinação do Governo do Cuanza Norte na luta pela protecção e promoção dos direitos da criança, garantindo combate cerrado a todas as praticas que perigam o desenvolvimento e crescimento harmonioso da criança, "no quadro dos 11 compromissos e demais directrizes para que elas usufruem dos seus direitos e tenham a devida protecção do Estado e das suas respectivas instituições.”

    Já a titular do MASFAMU, considera as jornadas, ora abertas, ocasião de importante reflexão sobre os desafios que as crianças de África e de Angola enfrentam, tal como a desnutrição, o acesso à saúde e à educação,assim como todas as formas de violência de que são alvos.

    Por isso, apelou por mais empenho das estruturas competentes no combate às práticas obscurantistas como acusar crianças de feitiçaria e a exploração do trabalho infantil e outras situações negativas que efectam os menores.

    Um almoço de confraternização com perto de mil crianças originárias dos dez municípios da província, marcou o evento, realizado pavilhão gimnodesportivo Eng. José Eduardo dos Santos.

    Cuanza Norte, Juntos de Mãos Dadas!