Uma delegação do governo namibiano, encabeçada pelo ministro das Minas e Energia daquele país, Thomas Alweendo, visitou nesta terça-feira, 04 de Maio, as obras de construção do Aproveitamento Hidroeléctricos de Caculo Cabaça (AHCC), na comuna de São Pedro da Quilembe, em Cambambe.
A visita que contou com a presença do ministro da Energia e Águas, João Batista Borges, centrou-se na avaliação das principais componentes do projecto, daquela que será a maior barragem hidroeléctrica do País, cujo momento foi testemunhado pelo governador provincial, João Diogo Gaspar.
A avaliação do empreendimento energético surge no quadro de um interesse do país vizinho, em perceber a capacidade de produção de energia eléctrica de Angola, tendo em conta alguns acordos de cooperação existentes neste domínio.
Na ocasião, o director do AHCC pelo dono da obra, Augusto Chico, avançou que a sua execução física actual é de 15% e 20,5% de execução financeira, estando os trabalhos mais acelerados, depois de terem sido ultrapassados os constrangimentos que impediam o seu curso normal.
Neste sentido, revelou que a partir do 2º semestre deste ano perspectiva-se reforçar a mão-de-obra para mais 2 mil e 500 trabalhadores, até meado do próximo ano, o que perfará um total de 5 mil funcionários, para no pico da obra alcançar-se o número de 8 mil profissionais.
"Nós estamos a nos mobilizar no fundo para operar no pico da obra, o que exigirá rendimentos muito altos para cumprir com a meta de gerar energia a partir de Outubro de 2026.”
Cuanza Norte, Juntos de Mãos Dadas!