A biblioteca provincial, que beneficiou de obras de restauração e apetrechamento, assim como enriquecimento da sua bibliografia, numa iniciativa de um grupo de académicos naturais e amigos do Cuanza Norte, foi reaberta ao público, nesta terça-feira, 28 de Maio.
A reabertura foi feita pelo governador provincial, João Diogo Gaspar, que na ocasião, recebeu formalmente das mãos de um dos benfeitores as chaves da instituição, que seguidamente visitou de forma demorada, onde recebe explicação sobre as inovações introduzidas para conferir melhores condições aos visitantes e funcionários.
Em palavras de circunstâncias, o dirigente frisou que as novas condições da infra-estrutura vão estimular o ensino e aprendizagem na província e facilitar na elaboração de trabalhos de monografia, teses e obras científicas.
Por isso, enalteceu o gesto destes amigos e naturais da província pela iniciativa, tendo salientado que os cidadãos têm agora mais disponibilidade de livros científicos para satisfazer as suas necessidades no domínio da ciência e ensino.
Na ocasião, João Diogo Gaspar anunciou a construção de uma nova biblioteca com capacidade para dez mil livros e mil usuários, para substituir a actual, construída no período colonial, e que não responde mais as actuais necessidades de evolução demográfica e do ensino na província.
Manuel Bengui Maqueledende, que falou em nome dos benfeitores, sublinhou tratar-se de uma iniciativa que vai contribuir para minimizar as dificuldades da classe estudantil, bem como cultivar e incentivar o hábito pela leitura.
No quadro dos trabalhos de restauração, os grupo ofereceu quatro computadores, 486 obras livros de autorias e temáticas distintas , internet grátis para um ano, e outras condições de trabalho.
CUANZA NORTE, JUNTOS DE MÃOS DADAS!