×
Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações
O PRODESI é o acrónimo do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações. Foi aprovado pelo Decreto Presidencial n.º 169/18 de 20 de Julho.
O PRODESI tem na sua génese a aceleração do processo de diversificação da economia nacional. Para isso, prioriza o fomento da produção e da exportação nos sectores não petrolíferos, assim como nas fileiras com forte potencial de substituição de importações.
Nesta fase de desenvolvimento da economia nacional, o PRODESI prevê que o foco das acções de aceleração da diversificação da economia, quer pela via da substituição de importações, quer pela via da diversificação e aumento das exportações, seja dirigido para a produção de bens e serviços prioritários, para que possam ganhar escala e criar relações intra e intersectoriais, que permitam construir fileiras produtivas.
O PRODESI detém os seguintes objectivos fundamentais:
Aumentar a produção e volume de vendas das produções e fileiras prioritárias, acelerando a diversificação e potenciando as vantagens comparativas nacionais.
Reduzir o dispêndio de recursos cambiais com a cesta básica.
Aumentar e diversificar as fontes cambiais.
Aumentar as fontes de investimento externo, volume de investimento directo estrangeiro realizado nas produções e fileiras produtivas.
Melhorar o ambiente de negócio nacional.
Estes objectivos serão detalhados para cada uma das fileiras prioritárias, considerando as informações mais realistas que resultarão do trabalho de diagnóstico e due diligence de cada uma das fileiras produtivas seleccionadas.